A avaliação serve para identificar lesões ou alterações, invisíveis ao olho nu, que podem estar presentes na região peniana, perianal ou escrotal

 

A peniscopia é um exame muito importante para a saúde masculina e serve para identificar lesões microscópicas ou alterações na região peniana, perianal ou escrotal, que são invisíveis ao olho nu. O exame pode ser realizado no próprio consultório médico e é totalmente indolor, inclusive sem a necessidade de anestesia (somente usada quando há indicação de biópsia). Basicamente, a peniscopia diagnostica infecções provocadas pelo HPV (vírus do Papiloma Humano) e outros tipos de doenças, como herpes e candidíase.

 

O exame

O exame é muito rápido e não leva dor alguma para o homem. Primeiramente, o paciente deita na maca e é realizada uma compressa com ácido acético em volta do pênis, por aproximadamente 10 minutos. Após isso, o médico analisa o órgão com auxílio de uma lupa. Através do exame, o especialista, médico urologista ou ginecologista geniscopista, consegue avaliar se há a necessidade de uma biopsia, caso encontre alguma anormalidade.

Para a realização do procedimento, são necessárias quatro preparações simples:

– Aparar os pelos pubianos

– Não aplicar remédios no pênis

– Evitar relação sexual por três dias

– Não lavar a região antes do exame

 

Indicação

O procedimento é recomendado para homens que possuam múltiplas parceiras sexuais, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), significa mais de três diferentes no período de um ano. Além disso, também é indicado caso a pessoa possua algum dos seguintes itens:

– Parceiro de mulheres com HPV

– Parceiro de mulheres com Neoplasia de Colo Uterino

– Possuir Balanopostite

– Possuir algum tipo de ISTs

– Possuir alguma verruga visível no órgão genital

A peniscopia também RETIRAR pode ser efetuada em outras duas situações específicas, para levar maior segurança ao casal: o exame pré-nupcial e quando se inicia um novo relacionamento.

A peniscopia está indicada também para planejar o tratamento das lesões HPV induzidas, como as verrugas, com LASER.

Saiba mais: https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

Importância do exame

O HPV é um fator de risco para o sexo masculino desenvolver câncer no pênis, os cuidados contra a infecção são importantes, também para não colocar em risco a saúde da parceira, já que muitas pessoas possuem e, infelizmente, não sabem.

Para se ter uma ideia, a infecção por HPV atinge aproximadamente 630 milhões de pessoas no mundo, em previsão estimada, oito em cada 10 indivíduos sexualmente ativos irão entrar em contato com o vírus no decorrer de suas vidas.

Para ficar ainda mais claro o alerta, não há uma forma de prever quais pessoas terão a manifestação dos sintomas, como verrugas genitais, câncer de colo do útero, na vulva, vaginal, anal, peniano ou de boca. Por isso, os cuidados e os exames frequentes são importantíssimos.

Entre em contato conosco para compreender mais sobre o tema. Vamos conversar e analisar o seu perfil e quais os desejos a médio e longo prazo para definirmos, em conjunto, a melhor solução.

 

O acompanhamento médico contribui para o bem-estar e segurança de todos.