Verdade ou mito: Colocar o DIU dói? A aplicação do dispositivo intrauterino sempre causa muitas dúvidas. Entretanto, grande parte dos questionamentos não passam má informação.

 

Quando o assunto é método contraceptivo, o dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, é um dos mais conhecidos e escolhidos pelas mulheres de todo o mundo. Segundo a OMS, são mais de 170 milhões de usuárias desse método anticoncepcional reversível, ultrapassando a famosa pílula, que é opção para aproximadamente 110 milhões mulheres.

Saiba mais: https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

A escolha pelo DIU é um pouco óbvia, quando olhamos as vantagens. Trata-se de um método seguro, com 99% de eficácia; prático, já que a pessoa não precisa lembrar diariamente de tomar a pílula; possui  vida útil longa, podendo ser utilizado por até 10 anos, no caso do DIU de cobre; e conta com um bom custo-benefício.

 

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o DIU:

 

“Dói para colocar o DIU?”

O procedimento de insersão do DIU  necessita cuidado e expertise para que seja um procedimento seguro e com o mínimo desconforto. Na nossa clínica utilizamos  anestésico tópico em todos os procedimentos para que a paciente sinta o menor desconforto possível.

 

 “É impossível engravidar com o DIU?”

Apesar da altíssima eficácia, ainda não há nenhum método contraceptivo 100% seguro. Então, existe sim a possibilidade de a mulher engravidar mesmo fazendo a utilização do DIU. 

 

“Qualquer mulher pode usar o dispositivo?”

Infelizmente não. Antes de colocar o DIU, é necessário um exame em que analisamos a condição do útero para receber o dispositivo. Algumas mulheres possuem malformações uterinas ou possuem o útero pequeno demais, causando restrições.

 

“É necessário fazer o uso de outro método contraceptivo?”

O DIU é eficiente apenas para evitar uma gravidez indesejada, não protegendo contra nenhum tipo de ISTs. O indicado é sempre a utilização de preservativos durante as relações sexuais independente do método contraceptivo.

 

Além disso, o dispositivo não interfere em nada no prazer da mulher durante o sexo.

 

 “É verdade que o DIU deixa a mulher infértil?”

Mito. O DIU só tem efeito durante o seu uso. Após o fim da vida útil do dispositivo, a fertilidade retoma a normalidade em um espaço médio 3 meses, com a possibilidade de já engravidar no segundo mês após a retirada.

 

Converse com a gente para entender mais sobre o dispositivo e todos os demais métodos contraceptivos

 

Sempre procure a sua ginecologista antes de tomar qualquer decisão.