Esse artigo para ajudar aquelas que ainda tem dúvidas sobre oque é normal ou não normal quando se trata do bom funcionamento do órgão genital das mulheres. Listamos 4 problemas que são preocupantes e devem ser discutidos com uma ginecologista
Menstruação dolorosa
O ciclo menstrual pode gerar alguns incômodos às mulheres, porém, esses sintomas são perfeitamente normais, sendo muito comuns em grande parte das mulheres durante esse período do mês.
Porém, é importante ficar atento caso as dores piorem com o passar do tempo, dores próximas ao reto, pélvis ou vagina, podem ser sintomas de condições graves, como endometriose. Nesses casos, é sempre importante contatar o ginecologista, pois essas doenças necessitam de tratamentos específicos.
Odor vaginal
A vagina possui um odor característico natural. Porém, devemos prestar atenção caso o cheiro torne-se ruim ou diferente do normal por um longo período de tempo. Crescimento bacteriano e infecções vaginais estão entre os principais problemas que podem alterar o odor normal do órgão e apenas o ginecologista é capaz de tratá-los, então não se sinta desconfortável em conversar sobre o assunto.
Erupções cutâneas
O surgimento de pequenos inchaços pode parecer preocupante. Mas na maioria das vezes, essas alterações são benignas, sendo geralmente cistos de inclusão sebácea ou equisema.
O problema é que essas alterações podem ser facilmente confundidas com condições mais sérias. Doenças como herpes e verrugas genitais também podem ser a causa dessas erupções que surgem na região íntima. Então, ao notá-las, o recomendado é sempre falar com seu médico o quanto antes.
Desconforto sexual
Falar sobre sexo pode ser constrangedor, mas é sempre importante avisar a sua ginecologista caso você sinta incômodos como dor ou sangramento durante a prática sexual. Dúvidas sobre as práticas sexuais e sua segurança para a saúde e bem estar também podem ser esclarecidas de forma acolhedora e confidencial durante a sua consulta.
Uma das principais causas do desconforto sexual é o ressecamento do canal vaginal, que pode ocorrer por fatores como envelhecimento, uso de anticoncepcionais, alterações hormonais e menopausa. Mas esse problema pode ser resolvido através da indicação do uso de lubrificantes, prescrição de suplementos hormonais, alteração na dosagem ou tipo do medicamento contraceptivo.
Entre em contato e agende sua consulta, não deixe de se cuidar e faça seu check-up!