O dispositivo intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis atualmente. Apesar disso, ele é utilizado por menos de 5% das brasileiras em idade fértil, em grande parte devido ao desconhecimento dos mitos e verdades sobre ele, que podem deixar muitas mulheres em dúvida.
O melhor método contraceptivo varia de mulher para mulher. Porém, para que você possa decidir, é necessário estar bem informada.
Confira nossa lista de mitos e verdades e esteja preparada para sua próxima consulta com o ginecologista:
O DIU de cobre é eficaz?
Verdade. O DIU de cobre é um dos métodos mais eficazes, uma vez que não depende que a mulher lembre-se dele diariamente, ou com tanta frequência. Sua taxa de falha é menor que 1%.
Não tenho filhos, é verdade que posso usar o DIU de cobre?
Verdade. Mulheres que nunca engravidaram não têm contraindicações ao uso do DIU. Existem diversos formatos e tamanhos de DIU de cobre para serem escolhidos pela sua ginecologista de acordo ao tamanho e à anatomia do seu útero. Ele também é indicado para uso em adolescentes por se tratar de um método contraceptivo de longo prazo reversível.
Dói muito para colocar? É preciso de anestesia?
Mito. A quantidade de desconforto que uma paciente sente durante a inserção vai variar de acordo com a habilidade de quem está inserindo e da própria tolerância e expectativas da paciente.Na nossa clínica utilizamos anestésicos tópicos e locais minimizando qualquer desconforto.Não há necessidade de internação hospitalar.
O DIU de cobre é abortivo?
Mito. O mecanismo de ação que confere eficácia contraceptiva mostra que o DIU funciona impedindo a fecundação do óvulo pela inativação dos espermatozóides, portanto, não é abortivo.
O DIU atrapalha na relação sexual?
Mito. O DIU tem um fio bem fino que auxilia a retirada, mas componente não este atrapalha a penetração e nem o prazer da mulher.
Devo colocar o DIU no período menstrual?
Verdade. A colocação do DIU é re-comendada no período menstrual, mas não é obrigatória.
Na verdade, muitas vezes se opta por colocar o DIU na menstruação para ter certeza de que a mulher não está grávida.
Quem tem ISTs não pode usar o DIU?
Verdade. A infecção sexualmente transmissível precisa ser curada
antes da inserção do DIU, caso contrário aumentam as chances da inflamação se propagar.
O DIU de cobre pode alterar a menstruação?
Verdade. O DIU tem a alteração no ciclo menstrual como um dos principais efeitos colaterais, porém com o tempo essas alterações tendem a regredir e passam a ser bem toleradas.
O DIU de cobre causa infertilidade?
Mito. Após a retirada do DIU, as taxas de fertilidade são as mesmas observadas entre mulheres que nunca o usaram.
O DIU de cobre interfere na libido e na pele?
Mito. Por ser um método não hormonal, não há nenhuma interferência na libido ou na pele.