Neste post, falaremos sobre as transformações dos hormônios dos 20 aos 50 anos, trazendo dicas de como passar por essas fases de forma saudável.
Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!
Os hormônios femininos atuam de diversas formas no organismo, influenciando desde as emoções, a sensibilidade até o desenvolvimento reprodutor e outras mudanças corporais. Ao longo da vida, as quantidades dos hormônios se alteram de forma significativa, trazendo modificações no comportamento, no corpo e no metabolismo.
Aos 20 anos – Devido à alta na produção dos hormônios, acontece o auge da fertilidade feminina, quando as chances de engravidar e ter uma gestação saudável são maiores. O metabolismo é acelerado, tendo maior perda de gordura e aumento de ganho de massa muscular.
Aos 30 anos -O número de folículos ovulatórios começa a diminuir apesar dos ciclos menstruais regulares e normais. Por causa disso, a fertilidade pode cair em até 50% após os 35 anos,diminuindo a taxa de gestações.
Dos 40 aos 50 anos – A diminuição dos hormônios ocorre progressivamente nessa década. É aqui que aparecem os sintomas de climatério, que podem ocorrer a partir dos 45 anos.
Os ciclos menstruais se tornam irregulares, diminuição do metabolismo e também da libido em algumas mulheres. Após os 50 anos os sintomas mais comuns incluem a queda no desejo sexual e a diminuição da lubrificação vaginal, além de calores, suores noturnos, perda de massa óssea, oscilação no peso corporal e aumento de risco de doenças cardiovasculares.
Como lidar com essas mudanças hormonais?
* Pratique atividades físicas, pois os exercícios auxiliam a queima de gordura, os músculos e os ossos. Consequentemente favorece a produção de hormônios que dão a sensação de prazer e relaxamento.
* Consulte sua ginecologista regularmente, assim você terá orientação especializada para aproveitar ao máximo cada fase da sua vida. O planejamento familiar definindo quando e quantos filhos deseja ter bem como conviver harmoniosamente com seu ciclo hormonal são alguns dos benefícios desse acompanhamento. Cada fase da vida tem demandas específicas que necessitam ser atendidas a tempo.
* Alimente-se saudável, pois os hormônios dependem de uma alimentação adequada para exercer suas ações.
A prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, além dos seus exames atualizados, tornam-se um conjunto que ajuda a lidar com as mudanças hormonais periódicas do seu corpo.
Gostou dessa matéria e quer continuar com a saúde em dia? Agende o seu check-up