Atendimento: (61) 3443-4444 / (61) 3443-6363 / (61) 3541-4443

Como os hormônios agem no corpo da mulher de acordo com sua idade

Neste post, falaremos sobre as transformações dos hormônios dos 20 aos 50 anos, trazendo dicas de como passar por essas fases de forma saudável. 

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Os hormônios femininos atuam de diversas formas no organismo, influenciando desde as emoções, a sensibilidade até o desenvolvimento reprodutor e outras mudanças corporais. Ao longo da vida, as quantidades dos hormônios se alteram de forma significativa, trazendo modificações no comportamento, no corpo e no metabolismo.

Aos 20 anos – Devido à alta na produção dos hormônios, acontece o auge da fertilidade feminina, quando as chances de engravidar e ter uma gestação saudável são maiores. O metabolismo é acelerado, tendo maior perda de gordura e aumento de ganho de massa muscular.

Aos 30 anos -O número de folículos ovulatórios começa a diminuir apesar dos ciclos menstruais regulares e normais. Por causa disso, a fertilidade pode cair em até 50% após os 35 anos,diminuindo a taxa de gestações. 

Dos 40 aos 50 anos – A diminuição dos hormônios ocorre progressivamente nessa década. É aqui que aparecem os sintomas de climatério, que podem ocorrer a partir dos 45 anos.

Os ciclos menstruais se tornam irregulares, diminuição do metabolismo e também  da libido em algumas mulheres.  Após os 50 anos os sintomas mais comuns incluem a queda no desejo sexual e a diminuição da lubrificação vaginal, além de calores, suores noturnos, perda de massa óssea, oscilação no peso corporal e aumento de risco de doenças cardiovasculares.

Como lidar com essas mudanças hormonais? 

* Pratique atividades físicas, pois os exercícios auxiliam a queima de gordura, os músculos e os ossos. Consequentemente favorece a produção de hormônios que dão a sensação de prazer e relaxamento. 

* Consulte sua ginecologista regularmente, assim você terá orientação especializada para aproveitar ao máximo cada fase da sua vida. O planejamento familiar definindo quando e quantos filhos deseja ter bem como conviver harmoniosamente com seu ciclo hormonal são alguns dos benefícios desse acompanhamento. Cada fase da vida tem  demandas específicas que necessitam ser atendidas a tempo.

 * Alimente-se saudável, pois os hormônios  dependem de uma alimentação adequada para exercer suas ações.

A prática de exercícios físicos  e a alimentação saudável, além dos seus exames atualizados, tornam-se um conjunto  que ajuda a lidar com as mudanças hormonais periódicas  do seu corpo.

Gostou dessa matéria e quer continuar com a saúde em dia? Agende o seu check-up