O anel vaginal se parece muito com um misto de pulseira com fita elástica, simples e funcional, mas é muito mais inteligente do que isso. Após ser inserido na vagina, vai gradualmente liberando os hormônios no corpo para evitar que os ovários liberem óvulos. Ele também torna o muco cervical espesso, impedindo o esperma de chegar até o óvulo.
Ele é deixado no lugar por 3 semanas e depois você o retira, faz uma pausa de uma semana e então insere um novo anel. Mas como todo método contraceptivo, ele também tem suas vantagens e desvantagens, entre elas podemos citar:
Vantagens
- Altamente eficaz;
- É fácil de inserir e retirar ;
- Não requer controle diário;
- Não interrompe a vida sexual, permitindo desfruta-la com espontaneidade.
Desvantagens
- Exige o número de semanas que permanece no local;
- Em algumas pessoas pode causar dores de cabeça e alterações de humor;
- Pode causar corrimento, desconforto na vagina e irritações.
Dra. como funciona para colocar o anel?
O anel fica encostado à parede vaginal, de forma que você o coloca da mesma forma que um absorvente interno. Lave suas mãos, em seguida aperte o anel entre o polegar e o dedo indicador e insira-o na vagina, empurrando-o mais para cima até encostar na parede vaginal.
Após inserido, veja se a posição do anel não está incomodando. Você não precisa retirá-lo antes de fazer sexo. Deixe-o no lugar por 3 semanas e depois retire-o. Passada uma semana coloque um novo anel. O seu período menstrual deve começar durante essa pausa de uma semana sem anel.
Dra. o que devo fazer se ele sair do local?
Durante a relação sexual, esforços de movimentos intestinais ou retirada de absorvente interno o anel pode escorregar, ou acabar saindo da vagina. Se sair, o anel deve ser lavado e recolocado logo que possível.
Se ficar fora por menos de três horas, você ainda deve ter proteção contra gravidez. Caso ocorra ficar fora por mais de 3 horas, é necessário recorrer a um método auxiliar de contracepção, tais como preservativos, durante os 7 dias seguintes.
Dra. quando eu posso começar a usar o anel?
É importante consultar sua genecologista para se certificar de que não esteja grávida antes do uso do anel vaginal. Fale com sua médica ou um profissional da área da saúde para obter mais detalhes e leia o folheto de informações que contém instruções gerais sobre como começar a usar o anel vaginal.