O câncer de ovário na adolescência é uma condição rara, mas que pode ocorrer em meninas e jovens mulheres com idade entre 15 e 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de ovário representa cerca de 3% de todos os casos de câncer em mulheres, sendo que menos de 1% desses casos ocorrem em mulheres com menos de 20 anos.
Causas e sintomas do câncer de ovário na adolescência
A causa exata do câncer de ovário na adolescência ainda é desconhecida. No entanto, existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolvimento desse tipo de câncer, como histórico familiar de câncer de ovário, endometriose, exposição a radiações ionizantes, entre outros.
Os sintomas do câncer de ovário na adolescência podem ser semelhantes aos sintomas do câncer de ovário em mulheres adultas, incluindo dor abdominal, inchaço abdominal, perda de peso inexplicável, sensação de saciedade após comer uma pequena quantidade de alimentos, náuseas, vômitos e mudanças no ciclo menstrual.
Diagnóstico e tratamento do câncer de ovário na adolescência
O diagnóstico do câncer de ovário na adolescência pode ser difícil, uma vez que os sintomas podem ser semelhantes a outras condições. No entanto, os médicos podem realizar exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), bem como exames de sangue, para verificar a presença de marcadores tumorais.
O tratamento do câncer de ovário na adolescência depende do estágio do câncer, da idade da paciente e de outros fatores individuais. Em alguns casos, a cirurgia para remover o ovário afetado pode ser necessária, juntamente com a quimioterapia e/ou radioterapia.
Importância da detecção precoce
A detecção precoce do câncer de ovário na adolescência é fundamental para aumentar as chances de cura. É importante que as adolescentes estejam cientes dos sintomas e fatores de risco do câncer de ovário, e que procurem atendimento médico se apresentarem qualquer um desses sintomas.
Além disso, os médicos devem estar cientes da possibilidade de câncer de ovário em adolescentes e realizar exames de imagem e outros exames para verificar a presença de tumores.
Embora o câncer de ovário na adolescência seja uma condição rara, é importante que as adolescentes estejam cientes dos sintomas e fatores de risco e que procurem atendimento médico se apresentarem qualquer um desses sintomas. Os médicos devem estar cientes da possibilidade de câncer de ovário em adolescentes e realizar exames para verificar a presença de tumores.
Mantenha sua saúde em dia. Caso você seja de Brasília, entre em contato e agende sua consulta.