Genitoscopia é a avaliação das enfermidades e anomalias dos órgãos sexuais femininos e masculinos, analisando áreas suspeitas, especialmente no que se refere às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), tais como : Verrugas, Sífilis, linfogranuloma venéreo, donovanose, gonorreia, molusco contagioso e úlceras (feridas) genitais.
Vídeo Colposcopia :
Exame do colo indicado quando há suspeita de doença do colo uterino e também nos seguintes casos:
.– Alterações nas células colhidas do colo (Preventivo / Papanicolau);
– História de contato com portadores de HPV ou outras DST;
– Infecções ou inflamações do colo uterino de repetição;
– Sangramentos fora do período menstrual e na relação sexual;
– Presença do vírus HPV detectado na genotipagem ou na captura.
O exame é realizado com um equipamento de vídeo acoplado a uma câmera. O aparelho permite aumento em quarenta vezes da visão do colo uterino, para localizar e quantificar as lesões (como por exemplo lesões microscópicas do HPV). O colo é fotografado com registro de imagens para acompanhar a resposta ao tratamento. Em caso de lesões suspeitas são realizadas biópsias no momento do exame. A paciente recebe um laudo com fotos ao final de cada videocolposcopia.
TRATAMENTOS
– Aplicação de ácido nas áreas comprometidas;
– Cauterização do colo uterino com Cirurgia de Alta Frequência (CAF);
– Vaporização com LASER QUE PERMITE O TRATAMENTO DE TODA A ÁREA GENITAL E ANAL DE FORMA SEGURA E EFICAZ de lesões por HPV em colo, vagina, vulva e ânus.
A Vídeocolposcopia é o exame fundamental para determinar a quantidade, a extensão e o grau de comprometimento do Colo Uterino e Vagina e determinar a localização de lesões cancerosas e precursoras de câncer causadas pelo HPV.