Desde menina, antes mesmo de entrar no colégio, sua paixão pelos estudos aflorou, pois aprendeu a ler sozinha. Motivo de grande orgulho para sua mãe, que era professora. E, ainda criança, tinha vocação para cuidar das pessoas, gostava de ler as bulas dos medicamentos e cuidava com carinho dos familiares, fazendo pequenos curativos e administrando os remédios prescritos, quando estavam enfermos.
Sua grande inspiração na decisão profissional foi o amor pelo próximo, bem como o exemplo de seu pai que era um brilhante e renomado médico, o Dr. Paulo Argolo da Cruz Rios. Como gostava muito de estudar, aos 17 anos passou nos vestibulares de medicina da USP e na UnB.
Em razão da família morar em Brasília, optou por se graduar pela UnB, onde cursou medicina com distinção, sempre tirando as melhores notas. Além de ser brilhante aluna, foi monitora de diversas matérias da faculdade de medicina, ajudando seus professores.
Desde então, a Dra. Ana Luiza dedicou sua vida ao estudo e à prática da medicina. Imergiu com profundidade na investigação sobre o funcionamento do corpo humano, nas doenças que o acometem e em aperfeiçoar a saúde de seus pacientes.
Dessa forma, sempre busca manter a saúde, aliviar e curar os enfermos, sem esquecer as dimensões psicológica e espiritual das pessoas que estão sob seus cuidados. Como ama os pacientes e adora estudar, sempre se mantém atualizada, por meio de seminários, congressos médicos e cursos em renomadas universidades, como que fez em Harvard.