Ginecologia

GINECOLOGIA – A CIÊNCIA DA MULHER

A especialidade médica de Ginecologia é a área da medicina dedicada ao cuidado da saúde da mulher. A palavra “ginecologia” vem do grego gyne “mulher” e logia estudo.

A missão da ginecologista é manter sua paciente saudável, zelando pela sua saúde e permitindo uma vida plena nos aspectos fisiológicos, sexuais e de relacionamentos consigo mesma e com os demais.

Para manter a saúde abordamos na consulta temas como a saúde reprodutiva, diagnosticando e tratando vaginites, infecções sexualmente transmitidas (IST) ; indicando métodos contraceptivos ou reprodutivos (infertilidade) para que a mulher possa escolher o melhor momento de ter um filho ; tratando alterações do ciclo menstrual (falta ou excesso da menstruação) ; cólicas menstruais; tratando alterações do humor durante o período menstrual (TPM) e todas as queixas que possam estar interferindo no seu bem estar.

Tratamos doenças benignas como miomas, pólipos, adenomiose, miomatose ou endometriose. Em muitas pacientes, os tratamentos clínicos à base de medicamentos e hormônios são suficientes. Em alguns casos, a melhora opção é cirúrgica como a retirada de miomas visando preservar o útero para futura gravidez (Miomectomia). Noutras pacientes, com doenças extensas que impossibilitam tratamentos conservadores, ou não desejosas de ter mais filhos, realiza-se a retirada do útero enfermo (Histerectomia abdominal ou vaginal).

Na presença das doenças malignas, diagnosticamos e tratamos o câncer dos órgãos reprodutivos incluído ovários, trompas, útero, vagina e vulva.

Os tópicos acima são detalhados nos links específicos.

A ginecologia é uma especialidade médica abrangente e complexa como a mulher.