Videocolposcopia e Genitoscopia

Genitoscopia é a avaliação das enfermidades e anomalias dos órgãos sexuais femininos e masculinos, analisando áreas suspeitas, especialmente no que se refere às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), tais como : Verrugas, Sífilis, linfogranuloma venéreo, donovanose, gonorreia, molusco contagioso e úlceras (feridas) genitais.

Vídeo Colposcopia :

Exame do colo indicado quando há suspeita de doença do colo uterino e também nos seguintes casos:

.– Alterações nas células colhidas do colo (Preventivo / Papanicolau);

– História de contato com portadores de HPV ou outras DST;

– Infecções ou inflamações do colo uterino de repetição;

– Sangramentos fora do período menstrual e na relação sexual;

– Presença do vírus HPV detectado na genotipagem ou na captura.

O exame é realizado com um equipamento de vídeo acoplado a uma câmera. O aparelho permite aumento em quarenta vezes da visão do colo uterino, para localizar e quantificar as lesões (como por exemplo lesões microscópicas do HPV). O colo é fotografado com registro de imagens para acompanhar a resposta ao tratamento. Em caso de lesões suspeitas são realizadas biópsias no momento do exame. A paciente recebe um laudo com fotos ao final de cada videocolposcopia.

TRATAMENTOS

– Aplicação de ácido nas áreas comprometidas;

– Cauterização do colo uterino com Cirurgia de Alta Frequência (CAF);

– Vaporização com LASER QUE PERMITE O TRATAMENTO DE TODA A ÁREA GENITAL E ANAL DE FORMA SEGURA E EFICAZ de lesões por HPV em colo, vagina, vulva e ânus.

A Vídeocolposcopia é o exame fundamental para determinar a quantidade, a extensão e o grau de comprometimento do Colo Uterino e Vagina e determinar a localização de lesões cancerosas e precursoras de câncer causadas pelo HPV.

O tratamento com LASER é muito eficaz nas enfermidades do colo, vagina e vulva.